1) O primeiro passo é acessar a página do Google Acadêmico.
2) Em seguida, digitar as palavras com as quais você deseja fazer a busca de artigos, teses e dissertações. Valem as mesmas regras para a busca tradicional do Google: expressões entre aspas resultam na busca daquela combinação exata de palavras:
3) O resultado é tudo o que o Google encontra com aquelas palavras que já tenha sido publicado até aquele momento. Só que não queremos apenas isso. Queremos receber, daqui pra frente, tudo o que for produzido com aqueles termos. Para isso, devemos clicar em "Criar alerta".
4) Na tela seguinte, além de definir as palavras da busca, você deve digitar o email para o qual as publicações devem ser enviadas.
5) Você vai começar a receber os artigos regularmente. Assim:
6) É importante salientar que nem sempre você receberá algo de seu interesse. As palavras podem até constar na publicação e o tema central ser outro. Mas não é algo sensacional?
7) A qualquer momento você pode cancelar o Alerta, clicando no link do final do e-mail. Pode também alterar a combinação de palavras.
Essa é uma ferramenta simples e utilíssima. Obviamente, não vai jamais substituir o seu senso crítico para julgar o que é relevante e o que não é. O que faz sentido e o que deve ser desprezado. Até onde eu sei, o Google ainda não desenvolveu nada para isso.