10 dezembro 2009

O perfil do cirurgião-dentista

É com bastante expectativa que aguardamos a publicação dos resultados da pesquisa “Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista brasileiro”, cuja prévia já tem sido divulgada na internet. Há, de fato, uma carência de dados mais detalhados sobre o tema.

Apenas a título de comparação, vale à pena conhecer o que foi escrito no ano de 1986 sobre o assunto. Vejam só:

"Poderia levantar-se a hipótese do dentista brasileiro majoritário como um homem de 35 anos, de prática geral, que no máximo emprega uma assistente de consultório, serve a 1000 pessoas por ano que lhe visitam, em média, três vezes, tem uma entrada equivalente entre 5 e 10 salários mínimos, realiza sua prática num consultório particular, porém tem um trabalho a nível institucional (serviço, pesquisa ou docência). Serve a 15% da população brasileira, pratica mais o enfoque curativo-reparador, utiliza equipamento sofisticado, passa longos períodos de pé ou sentado, usa óculos e apresenta pequenos problemas de surdez, dor e solidão, além de algumas moléstias nas costas, se diverte pouco e passa (ainda que muito tempo desocupado) mais de 10 horas diárias no seu consultório."

O trecho acima foi extraído de um artigo de Jorge Cordón escrito há mais de 20 anos. O que permanece e o que se modificou neste perfil?


CORDÓN, Jorge. A saúde bucal e o mercado de trabalho odontológico. Saúde em Debate. Londrina, nº 18, p.52-64, dez., 1986.

02 dezembro 2009

Uma obra apaixonante: A Odontologia sob O Capital

Em 1979 não existia SUS, falava-se em "Saúde para todos no anos 2000" e os planos odontológicos ainda não passavam de embriões. Contudo, Helena Heloísa Paixão escreveu uma dissertação que focava o mercado de trabalho odontológico por um ângulo crítico e trazia conclusões reveladoras.

Helena Paixão defende que o mercado de trabalho odontológico vivia uma fase de transição:
"Esta fase transicional se caracteriza pela perda progressiva de autonomia e, consequentemente, pela existência de múltiplas formas alternativas de integração do profissional no mercado, desde o liberal tradicional até o assalariado". (p. 03)

“Embora rejeitando o assalariamento, os profissionais não têm condições para detê-lo. Tentam alternativas, entre as quais o trabalho em equipe e combinado.” (p. 94)

Ao mencionar a existência de clínicas odontológicas "populares", chama atenção para:
"...as condições de funcionamento dessas clínicas os serviços prestados, a propaganda de preços irrisórios através de volantes lançados de aviões, as condições de trabalho dos CD´s: normalmente recém-formados que ganham por produção e que são obrigados a atender de 50 a 100 clientes por dia (12 a 14 horas de serviço), gerando, portanto, atendimento precário." (p. 101)

Enfim, é uma leitura obrigatória para quem quer compreender o mercado de trabalho odontológico nos dias de hoje.

PAIXÃO, Helena Heloísa. A odontologia sob o capital: o mercado de trabalho e a formação universitário-profissional do Cirurgião-Dentista. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 1979. 167p. (Dissertação, Mestrado em Educação).

01 dezembro 2009

Algumas charges de Odontologia

Quem estiver disposto a procurar charges relacionadas à Odontologia encontrará farto material em comunidades no Orkut e blogs. Não pretendo compilar todo o material disponível. Apenas selecionei algumas que, de certa forma, dialogam com o tema do mercado de trabalho odontológico. Quem tiver sugestões a dar, serão bem vindas.

Seguem abaixo:


Observação: O link direto para o blog citado nos slides é http://www.netdentista.com/

30 novembro 2009

Livro: Odontologia - História Restaurada


Há algum tempo comprei o livro "Odontologia - História Restaurada”, da Editora UFMG. O que tem de peculiar é ser um livro de História da Odontologia feito por historiadoras. Isso é um grande passo em relação às várias “Histórias da Odontologia” escritas por dentistas, que geralmente se limitam a colecionar nomes, datas e fatos pitorescos.

Uma contribuição muito interessante é tratar o período da "Odontologia Artesanal" como não-homogêneo, matizado. Geralmente a gente considera que tudo o que ocorreu antes da criação das primeiras faculdades de Odontologia como se fosse a mesma coisa. Esse livro trabalha um pouco mais as diferenças do período colonial, Império, sobretudo a separação que vai se construindo entre barbeiros e dentistas. Acho que inclusive ajuda a refletir sobre a participação do negro, escravo ou forro.

Considero uma excelente aquisição. E isto não é um post pago.

Livro: Odontologia – História Restaurada
Organizadoras: Heloisa Starling, Betânia Gonçalves Figueiredo, Júnia Ferreira Furtado e Lígia Beatriz de Paula Germano
Edição: Editora UFMG
Foto: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007423.shtml

09 novembro 2009

Artigo sobre planos odontológicos

A edição 96 da revista ABO Nacional aborda a questão da assistência odontológica suplementar e pode ser lida aqui:





(O link para o portal é este)

01 novembro 2009

Dois eventos e um agradecimento


Aproveito o espaço do blog para divulgar dois eventos:

O primeiro é o Seminário Trabalho, Precarização Social e Resistência, que acontecerá no fim deste mês na UFBA. Como dá pra ver pela programação, grandes nomes da Sociologia do Trabalho estarão presentes, não dá para não ir.

O outro é o I ECATESPO (Encontro Cearense dos Administradores e Técnicos dos Serviços Públicos Odontológicos), que será no começo de dezembro em Fortaleza.

A ausência temporária do blog foi justamente por causa de alguns eventos. Esta semana estive no Encontro da ANPOCS e terça seguirei para o Colóquio do CEMARX. Aliás, esse foi o motivo por ainda não ter postado agradecendo aos organizadores do Movimento Odontologia na Internet pela premiação. Muito obrigada!

22 outubro 2009

Sala de situação do Ministério da Saúde

Hoje foi inaugurada a sala de situação virtual do Ministério da Saúde e estou capturando alguns dados referentes a equipes de saúde bucal.

O uso é bem mais fácil que acessar o DATASUS através do TABNET, mas, por outro lado, não tem como configurar as formas de apresentação dos dados.

Link:
www.saude.gov.br/saladesituacao

.

21 outubro 2009

Software para pesquisa qualitativa

Ultimamente no blog tenho escrito mais do cotidiano da pesquisa que postado apresentações. Está ficando mais com cara de "cozinha da pesquisa", do que a "sala de visitas". Pois bem. Na mesma linha, informo que em breve pretendo começar a organizar o material empírico e os fichamentos através do N-VIVO.

Encontrei uma apresentação de slides de um curso que dá uma boa idéia do funcionamento do programa:


A versão demo do programa pode ser baixada aqui.

Página em Português aqui.

Em tempo:
Se alguém puder me informar sobre a existência de um programa similar completamente gratuito, sem prazo para expirar, me avise.

Post-scriptum: encontrei o programa gratuito, vejam aqui.

Cárie e mercado de trabalho odontológico

Não é incomum encontrar quem lamente o declínio dos índices de cárie entre brasileiros por considerar que isso prejudica o mercado de trabalho para o dentista. Um raciocínio deveras tacanho, que pressupõe que o quadro de adoecimento da população deva se manter inalterado ao longo das gerações somente porque determinada categoria profissional é incapaz de evoluir junto.

Achei uma passagem em uma publicação da ANS que coloca a questão sob um prisma bem mais interessante:

Melhorar os índices de saúde bucal significa, na prática, que cada vez mais as pessoas têm mantido seus dentes na boca, isto é, a quantidade de dentes perdidos tem diminuído. Seguindo este raciocínio, quanto mais as pessoas mantêm seus dentes, mais dentes ficam expostos a doenças bucais. Ou seja, mais e mais pessoas necessitam de atenção odontológica.


Série Regulação e Saúde - Vol. 2 - Planos Odontológicos: Uma Abordagem Econômica no Contexto Regulatório.
Elisabeth Covre e Sandro Leal Alves


Edição:
Mais publicações da ANS aqui.

19 outubro 2009

Feeds da Biblioteca Virtual em Saúde


Hoje foi dia de zanzar pela Biblioteca Virtual em Saúde.

Fazendo a busca por artigos e teses, descobri que é possível obter um feed dos resultados da pesquisa. Imediatamente adicionei à barra lateral do blog. São dois feeds: um sobre "assalariamento" e outro com as palavras "dentista mercado trabalho".

14 outubro 2009

Tutorial: DATASUS

Mais um tutorial saindo do forno, embora o público alvo dele seja reduzido.

A questão é que vivo mexendo no portal do DATASUS, preencho os formulários e no final obtenho tabelas que não consigo simplesmente copiar-colar para o processador de texto ou de planilha. Depois de muita tentativa e erro, vi que preciso salvar o arquivo gerado pelo TABNET e importar pelo Excel, seguindo alguns parâmetros.

Fica mais fácil de entender vendo as telas.



Tutorial Datasus



.

I Encontro dos Programas de Pós-Graduação da FFCH-UFBA

Dica para quem é de Salvador:

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA promove o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação da FFCH-UFBA, com a apresentação de conferências, minicursos e trabalhos nas áreas de Antropologia; Ciências Sociais; Ensino, Filosofia e História das Ciências; Estudos Étnicos e Africanos; Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo; Filosofia; História; Museologia; Psicologia.

Local: Campus de São Lázaro - Salvador

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro
Inscrições (até o dia 26 de outubro de 2009)
Submissão de trabalhos

Edição: os prazos foram alterados. Confiram no link as modificações.

.

10 outubro 2009

Tutorial "Usando o Scielo com a ajuda do Google"

(Este texto participa do Movimento Odontologia na Internet)

Parece coisa do século passado. Na verdade é. Quando eu fiz mestrado ainda não conhecia o Scielo nem o Google. Para conseguir artigos, tinha que ir à biblioteca, pedir à bibliotecária para cruzar as palavras-chave, escolher pelos resumos quais os artigos que valeria à pena pedir e pagar (muitas vezes caro). Daí era só esperar umas duas semanas...

Foi por isso que descobrir o Scielo me trouxe tanta felicidade. Artigos científicos à distância de um clique!

Com o tempo, descobri que conseguia melhores resultados fazendo buscas no acervo do Scielo utilizando as ferramentas do Google. Esse é o assunto do tutorial logo abaixo. O tutorial é um arquivo em formato pdf, hospedado no Scribd. Dá para visualizar aqui no blog ou no local de origem.

Talvez mais tarde faça outros tutoriais.

Atalhos citados:


Aperte em "Fullscreen" para melhor visualização. Você também pode baixar este arquivo pdf no seu computador ou imprimir:
Tutorial Usando o Scielo Com a Ajuda Do Google

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

02 outubro 2009

Aulas de Ciências Sociais de 1 e 2 de outubro

Os slides usados durante a aula podem ser vistos aqui:

O Dentista e o Mundo Do Trabalho 20092c

O vídeo utilizado em sala é um trecho do filme Tempos Modernos, de Chaplin, que pode ser assistido aqui:


O artigo referido durante a aula é este abaixo:
RicardoAntunes Afinal, quem é a classe trabalhadora hoje

30 setembro 2009

O dentista e a caracterização de vínculo empregatício

Profissional liberal ou trabalhador assalariado? Nem sempre os dentistas se inserem no mercado de trabalho segundo os padrões típicos pelos quais é regido o regime fordista. Ocorrem diversas formas de assalariamento disfarçado. Ou autonomia atípica, para alguns autores.

Conhecer o estatuto legal que embasa a caracterização do vínculo empregatício pode ser bastante útil ao dentista nessa situação de atipia. Selecionamos alguns textos que enfocam a questão pelo prisma jurídico:
Ainda assim, cabe salientar que há muitos outros elementos envolvidos na questão além dos jurídicos. Vale lembrar Drummond:

Em vão percorremos volumes,

viajamos e nos colorimos.

A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua.

Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos.

As leis não bastam. Os lírios não nascem

da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra.

11 setembro 2009

Dica do dia: artigo sobre dentistas do PSF

Vale à pena conhecer o artigo da Mônica e do Alcides, uma pesquisa qualitativa que investigou o que pensam e sentem dentistas que trabalham no Programa de Saúde da Família. Clique no atalho abaixo para ler:

CHAVES, Mônica Campos; MIRANDA, Alcides Silva de. Discursos de cirurgiões-dentistas do Programa Saúde da Família: crise e mudança de habitus na Saúde Pública. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 12, n. 24, Mar. 2008 .