02 dezembro 2009

Uma obra apaixonante: A Odontologia sob O Capital

Em 1979 não existia SUS, falava-se em "Saúde para todos no anos 2000" e os planos odontológicos ainda não passavam de embriões. Contudo, Helena Heloísa Paixão escreveu uma dissertação que focava o mercado de trabalho odontológico por um ângulo crítico e trazia conclusões reveladoras.

Helena Paixão defende que o mercado de trabalho odontológico vivia uma fase de transição:
"Esta fase transicional se caracteriza pela perda progressiva de autonomia e, consequentemente, pela existência de múltiplas formas alternativas de integração do profissional no mercado, desde o liberal tradicional até o assalariado". (p. 03)

“Embora rejeitando o assalariamento, os profissionais não têm condições para detê-lo. Tentam alternativas, entre as quais o trabalho em equipe e combinado.” (p. 94)

Ao mencionar a existência de clínicas odontológicas "populares", chama atenção para:
"...as condições de funcionamento dessas clínicas os serviços prestados, a propaganda de preços irrisórios através de volantes lançados de aviões, as condições de trabalho dos CD´s: normalmente recém-formados que ganham por produção e que são obrigados a atender de 50 a 100 clientes por dia (12 a 14 horas de serviço), gerando, portanto, atendimento precário." (p. 101)

Enfim, é uma leitura obrigatória para quem quer compreender o mercado de trabalho odontológico nos dias de hoje.

PAIXÃO, Helena Heloísa. A odontologia sob o capital: o mercado de trabalho e a formação universitário-profissional do Cirurgião-Dentista. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 1979. 167p. (Dissertação, Mestrado em Educação).