27 julho 2017

Um vídeo para discutir a história da Odontologia e outras histórias também

Acho que foi ouvindo o episódio Bruxaria e Feitiçaria , do podcast Salvo Melhor Juízo, que fiquei sabendo desse vídeo. Mas posso ter me confundido, porque ouvi vários podcasts e é possível que eu tenha trocado. O fato é que, de alguma forma, recebi a sugestão de assistir ao capítulo "O sangrador e o Doutor" da série "Histórias do Brasil", uma série em formato de documentário da TV Brasil muito boa pra usar em sala de aula.

Usei algumas cenas desse episódio na aula de hoje para discutir o surgimento da Odontologia como profissão. A íntegra, de trinta minutos, pode ser assistida aqui:






É muito comum ouvir que "os dentistas vêm dos barbeiros". Dito assim, fica um pouco simplificado demais. Martino, Botazzo e Zilbovicius (2005) enfatizam, por exemplo, a diversidade de grupos praticantes da arte dental no século XIX. Pimenta (2004) chama atenção para a hierarquia existente entre os ofícios de cura. Vale muito a pena conhecer o que se tem publicado sobre o tema. Deixo abaixo uma lista inicial de leituras.


Leia também:

CARVALHO, C. L. A transformação no mercado de serviços odontológicos e as disputas pelo monopólio da prática odontológica no século XIXHistória, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, n. 1, p. 55-76,  Mar.  2006 .

FIGUEIREDO, B. G. Barbeiros e cirurgiões: atuação dos práticos ao longo do século XIX. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 6, n. 2, p. 277–291, out. 1999.

MARTINO, L. V. S.; BOTAZZO, C.; ZILBOVICIUS, C. Os caminhos públicos da odontologia paulista no início do século XX. Cadernos de História da Ciência, v. 6, n. 1, p. 141–156, 2005.

PIMENTA, T. S. Transformações no exercício das artes de curar no Rio de Janeiro durante a primeira metade do Oitocentos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 11, n. suppl 1, p. 67–92, 2004.