Porque, como diria o velhinho barbudo, os dentistas fazem sua história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente...
Este mês de maio foi para mim particularmente difícil, como se pode ver pelo reduzido número de postagens aqui.Assim, não pude fazer um acompanhamento mais cuidadoso do processo de mobilização dos dentistas de Salvador por melhor remuneração no atendimento a plano odontológico. Contudo, indico a leitura da notícia que informa que o movimento teve sucesso em seu pleito - vejam a matéria no site do CROBA:.
Após uma assembléia realizada na sede da ABO, na última quarta-feira, 19 de maio, aceitou-se a proposta feita pela operadora de retorno à tabela anterior a redução e mais 6% de aumento. Além disso, ficou-se de resolver, em mesa de negociação, que ainda esta ativa, sobre uma data base as questões burocráticas e um novo reajuste de mais 4%.
Já havia mencionado aqui meu interesse por softwares voltados ao tratamento de dados em pesquisa qualitativa. Também já tinha contado que minha escolha acabou recaindo sobre o WEFT-QDA, por ser um programa simples e gratuito. Como outras pessoas têm manifestado interesse, ministrei um mini-curso na Faculdade de Odontologia e outro no Centro de Recursos Humanos da UFBA. Fiz ainda um módulo no moodle, com três vídeo-aulas.
Mesmo tendo feito graduação em Odontologia nos anos 90, quando o modelo de Odontologia Simplificada já tinha sido deixado de lado, entrei em contato com suas propostas, quer nas aulas que recuperavam o histórico dos modelos de atenção em saúde bucal, quer nos locais de estágio (no CEO Rodolfo Teófilo de então a clínica era modular, ergnomicamente planejada, e trabalhava-se a quatro mãos). Lembro que estudávamos uma publicação da PUC-MG que descrevia o sistema de atendimento implantado na Escola Estadual Helena Guerra, exatamente com a foto ao lado.