18 fevereiro 2010

Bastidores da pesquisa: software de análise de dados qualitativos - WEFT QDA

Uma das complicações de quem faz pesquisa qualitativa é o tratamento das entrevistas e outros documentos. E uma complicação para quem faz qualquer pesquisa é a organização dos artigos e fichamentos. Estou tentando resolver as duas coisas com um programa só.

Em uma postagem anterior, eu falei que explorava as possibilidades do N-Vivo. Acabei desistindo e optando pelo WEFT-QDA, por se tratar de um software gratuito. Ainda estou na fase de cadastro e categorização dos artigos. Como não realizei nenhuma entrevista até o momento, esse potencial ainda permanece inexplorado.

O programa tem interface muito simples, mas toda em inglês, o que pode atrapalhar alguns. Aliás, tudo o que encontrei de relevante falando deste programa é também em inglês.

Estou investindo bastante tempo na montagem do banco de dados e na categorização dos artigos. Infelizmente, só saberei se o esforço terá valido à pena um pouco tarde demais. Ainda é cedo para emitir um parecer sobre o programa, depois de concluída a última fase da pesquisa poderei dizer se terá valido o tempo investido.

Abaixo segue uma mostra de como anda o banco de dados. Em fase muito inicial.


Observação: 
Para quem se interessa pelo assunto, indico algumas páginas: