18 fevereiro 2010

Bastidores da pesquisa: software de análise de dados qualitativos - WEFT QDA

Uma das complicações de quem faz pesquisa qualitativa é o tratamento das entrevistas e outros documentos. E uma complicação para quem faz qualquer pesquisa é a organização dos artigos e fichamentos. Estou tentando resolver as duas coisas com um programa só.

Em uma postagem anterior, eu falei que explorava as possibilidades do N-Vivo. Acabei desistindo e optando pelo WEFT-QDA, por se tratar de um software gratuito. Ainda estou na fase de cadastro e categorização dos artigos. Como não realizei nenhuma entrevista até o momento, esse potencial ainda permanece inexplorado.

O programa tem interface muito simples, mas toda em inglês, o que pode atrapalhar alguns. Aliás, tudo o que encontrei de relevante falando deste programa é também em inglês.

Estou investindo bastante tempo na montagem do banco de dados e na categorização dos artigos. Infelizmente, só saberei se o esforço terá valido à pena um pouco tarde demais. Ainda é cedo para emitir um parecer sobre o programa, depois de concluída a última fase da pesquisa poderei dizer se terá valido o tempo investido.

Abaixo segue uma mostra de como anda o banco de dados. Em fase muito inicial.


Observação: 
Para quem se interessa pelo assunto, indico algumas páginas:

11 fevereiro 2010

Dificuldades encontradas no Programa Saúde da Família

Gostaria de chamar atenção para este artigo publicado no final do ano passado, que traz um panorama da inserção das equipes de saúde bucal (ESF) no Programa Saúde da Família em Minas Gerais. Os autores encontraram que 66,9% dos municípios participantes da pesquisa mantinham os membros das ESF sob formas de contratação instáveis. Um dos entrevistados relatou:
Estou neste sistema há cinco anos e não tenho férias, 1/3 de férias e nem 13º salário. Por questões políticas, este trabalho deverá ser alterado. O prefeito eleito acabará com esta equipe, acho difícil os profissionais das ESB poderem fazer um trabalho contínuo e decisivo estando sempre ameaçados por questões políticas.
Mais um desafio que está posto para os dentistas. 



LOURENÇO, Eloisio do Carmo; SILVA, Ana Cláudia Baladelli; MENEGHIN, Marcelo de Castro  e  PEREIRA, Antonio Carlos. A inserção de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família no Estado de Minas Gerais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1367-1377. ISSN 1413-8123.

04 fevereiro 2010

Contexto atual da prática odontológica

Estes são os slides para a aula de hoje da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva III.

Contexto atual da prática odontológica                                                    

Texto básico para a aula:

Contexto atual da prática odontológica. Lana Bleicher. [Link]

Leitura complementar:
Afinal, quem é a classe trabalhadora, hoje? Ricardo Antunes [Link]
A Crise Da Odontologia Brasileira. Zanetti. [Link para pdf]

Documentos referidos nos slides:
  • Análise do mercado de trabalho odontológico na região nordeste do Brasil. Luiz Renato Paranhos, Ivan Delgado Ricci, Danilo Furquim Siqueira, Marco Antonio Scanavini, Eduardo Daruge Júnior. 2009. [Link]
  • Atlas do emprego em Saúde no Brasil. Cristiana Leite Carvalho, Jackson Freire Araújo e João Batista Girardi Junior. 2004. [Link]
  • Caracterização dos recursos humanos nos serviços públicos municipais de saúde bucal no Brasil. Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde/MS; Organização Pan-Americana de Saúde. 2006 [Link]
  • Dados Básicos sobre Recursos Humanos. ObservaRH - NESP/CEAM/UnB. 2007 [Link]
  • Saúde bucal no Brasil. Vitor Gomes Pinto. 1983 [Link]