04 fevereiro 2015

Planos odontológicos x planos médicos: qual o setor mais concentrado?




O setor de planos odontológicos se torna mais concentrado a cada dia. Já havia comentado sobre isso em outros posts do blog. Mas este setor é mais ou menos concentrado do que o de planos médicos? A resposta pode ser obtida usando os dados disponibilizados pela ANS.


As operadoras de planos de assistência médica atendem mais de 50 milhões de usuários. A maior delas representa 7,9% deste mercado. As três maiores cobrem juntas 18,5%. Parece muito?




As operadoras de planos exclusivamente odontológicos atendem mais de 21 milhões de usuários. A maior dela representa sozinha 31% do mercado. As três maiores cobrem juntas 45,5%.

Extraí esses dados após ler o artigo de Pietrobon, Prado e Caetano: que afirmam:
"Segundo o Guia de Análise Econômica de Atos de Concentração Horizontal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê), um mercado é concentrado quando a maior empresa detém mais de 20% do faturamento ou quando esse percentual é acima de 75% para as quatro maiores empresas". 
Há algo acontecendo nesse setor que merece atenção...


PIETROBON, Louise; PRADO, Martha Lenise do  and  CAETANO, João Carlos. Saúde suplementar no Brasilo papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar na regulação do setor. Physis [online]. 2008, vol.18, n.4, pp. 767-783. ISSN 0103-7331.

Crédito da imagem:  UNIMED