O pressuposto central do CIS é que as pesquisas produzem dados que são passíveis de reutilização para outros propósitos, diferentes dos originais. Para permitir esta reutilização, o CIS oferece aos seus usuários não só bancos de dados mas também a literatura científica já produzida com seu uso. Com isso, amplia-se a infra-estrutura de informações disponíveis para a pesquisa social.
Para ter acesso ao acervo é necessário preencher o cadastro e esperar a liberação. Feito isto, é possível baixar os arquivos e abrir em programas como o PSPP (software livre para análises estatísticas). É necessário, claro, citar a fonte e comunicar a publicação ao CIS.
P.S1: Essa dica eu conheci no minicurso "Aspectos centrais da operação com técnicas quantitativas" de Clovis Roberto Zimmermann e Luiz Cláudio Lourenço, no II Encontro de São Lázaro.
P.S2: O PSPP é uma opção gratuita ao SPSS. Baixei e instalei o programa, mas não tive tempo de experimentar. Fico cada vez mais feliz ao conhecer opções de software livre.