09 dezembro 2011

Convite para defesa de tese


DEFESA PÚBLICA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-UFBA


" Autonomia ou assalariamento precário? O trabalho dos cirurgiões-dentistas na cidade de Salvador."


Autor: Lana Bleicher


 Banca: Profa. Dra. Maria da Graça Druck de Faria (UFBA)
            Prof. Dr. Jorge Alberto Cordón Portillo (UNB)
            Profa. Dra. Ângela Maria Carvalho Borges (UCSAL)
            Profa. Dra. Maria Cristina Teixeira Cangussu (UFBA)
            Profa. Dra. Selma Cristina Silva (UFBA)
          

Dia: 19/12/2011
Horário: 14:00

Local: AUDITÓRIO DO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS


Exibir mapa ampliado

10 outubro 2011

Mais sobre Sociologia Pública, Trabalho, Precarização e Resistências



Na próxima semana, teremos mini curso de Sociologia Pública, com  Michael Burawoy  e Ruy Braga. O folder segue abaixo e as informações estão detalhadas aqui.

No dia 20, haverá o lançamento do número especial do Caderno CRH – Trabalho, Precarização e Resistências, que pode ser baixada aqui. Será às 11 horas, no auditório do CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.


.



19 julho 2011

Movimento Brasileiro de Renovação Odontológica - MBRO

Jogando fora algumas coisas velhas (tenho extrema dificuldade nessa tarefa), achei um CD com imagens históricas da FIO e do SODF. São cartazes, capas de boletins, fotos de eventos contando um pouco da história da organização dos dentistas. E, como não poderia deixar de ser, há também material relativo ao Movimento Brasileiro de Renovação Odontológica - MBRO. Até agora não vi nenhuma pesquisa que tenha tido como objeto principal o MBRO - é preciso suprir essa carência logo. Há referências ao movimento em alguns trabalhos que tratam de outros temas. Exemplos são a tese de Maria Ines Martins, que já mencionei aqui no blog e a dissertação de Zanetti.

Mas o que foi o MBRO? Vejam o que diz a página da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense:

Somente a partir de meados dos anos 80 observamos uma tardia inserção do sub-setor saúde bucal nas discussões do chamado movimento da reforma sanitária Brasileira, que se deu através do MBRO (Movimento Brasileiro de Renovação Odontológica), cujo marco teórico podemos considerar a realização da I Conferência Nacional de Saúde Bucal, que se realizou imediatamente após a VIII C.N.S., em 1986. A partir daí temos observado e acompanhado atentamente algumas mudanças no campo da Odontologia.


Fica então a dica para quem estiver procurando tema de pesquisa.




21 junho 2011

Consórcio de Informações Sociais: compartilhando informações científicas

A dica de hoje serve para quem faz pesquisa em Saúde, Ciências Sociais, História, Educação, Economia... O Departamento de Sociologia da USP e a ANPOCS mantêm o Consórcio de Informações Sociais (CIS), um sistema de compatilhamento de informações científicas sobre os mais diversos assuntos. São bancos de dados inteiros que podem ser baixados e analisados a partir de um recorte original. Há dados qualitativos também, mas predominam os quantitativos. Vejam o que diz o site:

O pressuposto central do CIS é que as pesquisas produzem dados que são passíveis de reutilização para outros propósitos, diferentes dos originais. Para permitir esta reutilização, o CIS oferece aos seus usuários não só bancos de dados mas também a literatura científica já produzida com seu uso. Com isso, amplia-se a infra-estrutura de informações disponíveis para a pesquisa social.

Para ter acesso ao acervo é necessário preencher o cadastro e esperar a liberação. Feito isto, é possível baixar os arquivos e abrir em programas como o PSPP (software livre para análises estatísticas). É necessário, claro, citar a fonte e comunicar a publicação ao CIS.


P.S1: Essa dica eu conheci no minicurso "Aspectos centrais da operação com técnicas quantitativas" de Clovis Roberto Zimmermann e Luiz Cláudio Lourenço, no II Encontro de São Lázaro.

P.S2: O PSPP é uma opção gratuita ao SPSS. Baixei e instalei  o programa, mas não tive tempo de experimentar. Fico cada vez mais feliz ao conhecer opções de software livre.

09 junho 2011

O trabalho em percentagem do dentista

Os dentistas se deparam com muitas gradações entre a "autonomia pura" e o "assalariamento típico". Uma dessas nuances é o chamado "trabalho em percentagem" em clínicas odontológicas. Esse será o tema da minha apresentação no II Encontro de São Lázaro. Quem tiver interesse em assistir, é só aparecer.

Quando o assalariamento se dá em um contexto flexível: o trabalho "em percentagem" do dentista.
14 de junho, terça-feira, 15h
Sala 08 do pavilhão de aulas de São Lázaro

Aliás, sugiro dar uma espiada na programação. A abertura será na segunda-feira à noite com István Mészáros. Na quarta à noite, haverá uma conferência de Ricardo Antunes. As atividades noturnas serão na reitoria da UFBA.



Como chegar a São Lázaro:

Visualizar FFCH UFBA em um mapa maior

26 maio 2011

Dentistas, cinema e representações sociais

Um dos artigos que discutimos na disciplina de Ciências Sociais aplicadas à Odontologia é "Representação Social da Odontologia: a contribuição da produção cinematográfica para a perpetuação de um estereótipo negativo" de  Claudia Bacellar de Pinho,  Henrique Sant’Anna Dias,  Ana Clara Rebouças Carvalho e  Sandra Garrido de Barros. Este semestre, a responsabilidade de apresentar o artigo à turma coube a Rodrigo Loureiro e Lucas Laranjeira .

Após a introdução dos conceitos principais, foi exibido um vídeo feito por Rodrigo que ficou muito bom. Reúne cenas de diversos filmes em que aparecem dentistas. Há outros vídeos no Youtube com propostas semelhantes, mas este traz também trechos do artigo que mencionei.

A discussão em sala após esta apresentação foi muito frutífera, a turma participou mesmo. Adoro quando a aula funciona...



05 maio 2011

Sobre moças e senhoras dentistas

O tema Gênero e Odontologia já mereceu dois posts neste blog (aqui e aqui). Hoje encontrei mais um artigo que me deliciou. Primeiro porque estou mesmo precisando de boas leituras sobre o tema, segundo porque adoro estudos históricos. O artigo saiu em 2008 na revista História, Ciências, Saúde. Chama-se 'Moças e senhoras dentistas': formação, titulação e mercado de trabalho nas primeiras décadas da República, de Maria Lucia Mott, Olga Sofia Fabergé Alves, Maria Aparecida Muniz, Luiz Vicente Souza Martino, Ana Paula Ferreira Santos e Karla Maestrini.

No período retratado estava em curso o processo de institucionalização da profissão: os recentes cursos de Odontologia formavam os primeiros diplomados. É mencionado no artigo o início de uma tendência à elitização da prática odontológica. As mulheres eram minoria entre os formados, o que não retira a necessidade de estudar a trajetória destas pioneiras.

Não vou contar mais sobre o artigo porque vale à pena ler o documento inteiro. Apenas para deixar uma pequena amostra, recortei um parágrafo:

"No discurso dominante, o trabalho feminino era considerado válido se fosse desempenhado por mulheres solteiras, se tivesse como fim o suprimento das necessidades do lar e se fosse relacionado a profissões que exigiam qualidades consideradas inatas às mulheres (parteira, professora primária, enfermeira) ou voltadas para a clientela feminina e infantil (medicina, odontologia). As críticas ao trabalho feminino nos veículos de comunicação eram freqüentes. Notícias, muitas vezes irônicas, sobre as primeiras dentistas diplomadas começavam a aparecer em diferentes publicações."

O artigo pode ser lido aqui ou logo abaixo. Correndo os olhos pelo índice da revista, tive vontade de ler vários outros artigos deste suplemento, só que não será por enquanto.

MOTT 2008. Moças e senhoras dentistas: formação titulação e mercado de trabalho nas primeiras décadas da Re...

25 abril 2011

Reuniões, encontros...

Divulgo mais dois eventos que acontecerão este ano e que têm relação com o tema do blog: a reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico e o Encontro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.

O tema da 46ª Reunião Anual da ABENO é "A formação odontológica e o mundo do trabalho". O evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de agosto de 2011 na cidade de Florianópolis e a submissão de trabalhos segue até o dia 05 de julho.

O XII Encontro da ABET será realizado de 21 a 23 de setembro de 2011, na cidade de João Pessoa-PB, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento tem como tema central: “Cenários da crise e a organização do trabalho: permanências, mudanças e perspectivas”. Os trabalhos podem ser inscritos até 15 de maio.

15 abril 2011

Slides da apresentação

Estes são os slides da apresentação Tweets e palpites: a utilização do Twitter na pesquisa de Ciências Sociais e Saúde que será feita no V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas e saúde da ABRASCO:

Tweets_e_palpites_Lana_Bleicher_Trab14280

12 abril 2011

Encontros Científicos em Saúde Bucal Coletiva

A ideia surgiu como um "ensaio geral" para o congresso da Abrasco. Pensamos em reunir as pessoas do departamento que vão apresentar trabalho no V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas e Saúde para uma discussão interna entre colegas. Mas, dando certo, a intenção é termos encontros mensais, reunindo também trabalhos de Epidemiologia, Planejamento e Gestão, etc.

É um evento aberto a quem quiser participar, não é necessário fazer inscrição prévia.


O Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da Faculdade de Odontologia da UFBA convida para:

Encontros científicos em Saúde Bucal Coletiva
Tema do mês: Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Nesta edição:

  • Subsídios teórico-metodológicos da Psicologia Social latino-americana crítica e discursiva à promoção de saúde bucal - Eliane Souza
  • Tweets e palpites: a utilização do Twitter na pesquisa de Ciências Sociais e Saúde - Lana Bleicher

Sexta-feira, 15/04, 11 horas, auditório do 6o andar.
Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia.
Rua Araújo Pinho, 62. Canela, Salvador, Bahia
Fonte da imagem

29 março 2011

Twitter, IMBRA e pesquisa

Como minha pesquisa é sobre mercado de trabalho odontológico, uma das coisas que fiz foi estudar o caso de uma grande rede de clínicas odontológicas que solicitou auto-falência recentemente. Embora  muito se tenha falado sobre o prejuízo que diversos consumidores tiveram, meu olhar recaiu sobre a relação desta empresa com os dentistas que lá trabalhavam.

Já tinha fechado o capítulo sobre a empresa quando foi ao ar uma matéria no Fantástico enfocando o assunto. Isto causou uma repercussão imediata no Twitter. Tive o estalo de capturar e analisar os tweets sobre o tema. Era algo despretensioso, mas acabou rendendo um trabalho que será apresentado no V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da ABRASCO. Quem quiser ver o resumo, ele está aqui. E quem estiver no congresso e quiser assistir a apresentação, estarei às 13:30 do dia 19 de abril no GT 12.

18 fevereiro 2011

Gênero e Odontologia

Em tópico anterior, havia comentado sobre a satisfação que tive ao ler Sobre astrônomas alemãs e odontólogas no Brasil Central, de Ana Liési Thurler e Lourdes Bandeira. Acabei encontrando Ana Liési no Twitter. Ela me enviou o relatório da pesquisa A construção de gênero no campo da saúde: estudo d@as profissionais de Odontologia no Distrito Federal, de Lourdes Bandeira, Jorge Alberto Cordón, Anália Soria Batista e Ana Liési Thurler.

É muito bom ver exemplos de articulação entre as Ciências Sociais e a Odontologia. Existe cada tema que daria investigações interessantes... É o caso dessa pesquisa em particular. Já pararam pra pensar que não basta o aumento do número de dentistas mulheres para eliminar as desigualdades entre mulheres e homens - seja na Odontologia ou fora dela? Um trecho do relatório é bastante revelador:
A feminização dos cursos de Odontologia se realizou nas últimas décadas do século XX, mas as trajetórias profissionais permanecem sexuadas. A repartição sexuada do trabalho significa processos de profissionalização diferenciados para homens e para mulheres. As mulheres ingressaram na profissão, se tornaram maioria nos cursos de Odontologia, mas não alcançaram os níveis da hierarquia detentores de maior prestígio, status e valorização material. 
Quer ler mais? A íntegra do relatório segue abaixo:

A_construcao_de_genero_no_campo_da_saude_-_estudo_d@s_profissionais_de_odontologia_no_DF[1][1]

09 fevereiro 2011

Feminização da Odontologia

Quem fizer uma busca por artigos que tratem da feminização da Odontologia encontrará um razoável número de pesquisas. Contudo, a maior parte se limita a constatar o aumento do número de dentistas mulheres: faltam reflexões mais cuidadosas sobre o assunto.

É por isso que fiquei feliz ao descobrir o paper Sobre astrônomas alemãs e odontólogas no Brasil Central, de Ana Liési Thurler e Lourdes Bandeira. Bastante conciso, traz elementos que outros autores não conseguem enxergar: sob o discurso que formalmente nega a existência de desigualdade entre homens e mulheres esconde-se uma naturalização dos papéis sexuais. Afinal, como perguntam as autoras: A quem cabe conciliar vida profissional e vida familiar?

Recomendo enfaticamente a leitura do material e acompanharei as autoras em suas próximas publicações.

Thurler 2008 Sobre astrônomas alemãs e odontólogas no Brasil Central

THURLER, Ana Liési ; BANDEIRA, Lourdes . Sobre Astrônomas Alemãs e Odontólogas no Brasil Central. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis (SC). Seminário Internacional, 2008.

06 janeiro 2011

Procurando dados sobre o PSF?

Essa dica vai para quem busca dados sobre a implantação da estratégia Saúde da Família.
No link é possível escolher o tipo de informação, os recortes temporal e espacial que desejamos obter:

Para facilitar o trabalho, os dados tanto podem ser visualizados no navegador como ser baixados em diversos formatos. Optando pelo formato xls, dá para utilizar as planilhas eletrônicas mais comuns:



E, antes tarde do que nunca: feliz 2011!
.