23 maio 2012

Tendência de concentração no setor de Odontologia Suplementar


A defesa da tese transcorreu bem e é possível baixá-la aqui. O acúmulo de tarefas tem me impedido de atualizar o blog com mais frequência. Continuo fazendo breves comunicados no Twitter e no Google+ (não costumo usar o Facebook).

Há algumas semanas, navegando pelo site da ANS, encontrei uma informação que me chamou a atenção pela primeira vez, apesar de que já devo ter topado com ela antes. Na publicação "ANS Informação", é afirmado que:

Já o mercado de operadoras exclusivamente odontológicas apresentava-se altamente competitivo em âmbito nacional e nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e moderadamente concentrado nas Regiões Centro-Oeste e Norte.

O que não é dado destaque é que o movimento é de aumento da concentração do mercado de planos privados exclusivamente odontológicos. Vejamos:

A publicação utiliza o indicador HHI e considera que quanto maior este valor, mais concentrado é o mercado (se o HHI for 100, existe monopólio). Pois bem, em 2001 o HHI nacional era 3,7 e em 2009 era 6,1. Ou seja, embora ainda seja considerado "altamente competitivo", a tendência não é de aumento da competitividade, mas de gradual concentração.







É uma pena que só tenha tomado conhecimento desta informação  após o fechamento da tese, pois nela analiso o desenvolvimento do setor de Odontologia Suplementar. Discuto a concentração do setor através de outros dados, mas este certamente teria ajudado a fortalecer a argumentação.

Em tempo:

Amanhã estarei no I Congresso de Odontologia do Semiário Bahiano, na mesa A Politização do Cirurgião-Dentista como Estratégia de Mercado.