30 novembro 2009

Livro: Odontologia - História Restaurada


Há algum tempo comprei o livro "Odontologia - História Restaurada”, da Editora UFMG. O que tem de peculiar é ser um livro de História da Odontologia feito por historiadoras. Isso é um grande passo em relação às várias “Histórias da Odontologia” escritas por dentistas, que geralmente se limitam a colecionar nomes, datas e fatos pitorescos.

Uma contribuição muito interessante é tratar o período da "Odontologia Artesanal" como não-homogêneo, matizado. Geralmente a gente considera que tudo o que ocorreu antes da criação das primeiras faculdades de Odontologia como se fosse a mesma coisa. Esse livro trabalha um pouco mais as diferenças do período colonial, Império, sobretudo a separação que vai se construindo entre barbeiros e dentistas. Acho que inclusive ajuda a refletir sobre a participação do negro, escravo ou forro.

Considero uma excelente aquisição. E isto não é um post pago.

Livro: Odontologia – História Restaurada
Organizadoras: Heloisa Starling, Betânia Gonçalves Figueiredo, Júnia Ferreira Furtado e Lígia Beatriz de Paula Germano
Edição: Editora UFMG
Foto: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007423.shtml

09 novembro 2009

Artigo sobre planos odontológicos

A edição 96 da revista ABO Nacional aborda a questão da assistência odontológica suplementar e pode ser lida aqui:





(O link para o portal é este)

01 novembro 2009

Dois eventos e um agradecimento


Aproveito o espaço do blog para divulgar dois eventos:

O primeiro é o Seminário Trabalho, Precarização Social e Resistência, que acontecerá no fim deste mês na UFBA. Como dá pra ver pela programação, grandes nomes da Sociologia do Trabalho estarão presentes, não dá para não ir.

O outro é o I ECATESPO (Encontro Cearense dos Administradores e Técnicos dos Serviços Públicos Odontológicos), que será no começo de dezembro em Fortaleza.

A ausência temporária do blog foi justamente por causa de alguns eventos. Esta semana estive no Encontro da ANPOCS e terça seguirei para o Colóquio do CEMARX. Aliás, esse foi o motivo por ainda não ter postado agradecendo aos organizadores do Movimento Odontologia na Internet pela premiação. Muito obrigada!